top of page
  • Foto do escritorICRAF Brasil

Metodologia PlantSAFs é apresentada na UFRA

Apresentação da Ferramenta PlantSAFs para estudantes do Curso de Agronomia da UFRA em Belém do Pará.

No dia 28 de janeiro de 2019, representantes da equipe de pesquisa do ICRAF Brasil realizaram apresentação sobre a importância e aplicabilidade da metodologia PlantSAFs para duas turmas do Sexto Semestre do Curso de Agronomia da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), como contribuição à disciplina de extensão rural.


PlantSAFs

A metodologia possibilita tanto planejar quanto monitorar SAFs já implantados, seja em estágio inicial quanto em estágio avançado de desenvolvimento.

A metodologia "Planejamento e Avaliação para Tomada de decisão em Sistemas Agroflorestais para Restauração - PLANTSAFS" foi desenvolvida com o intuito de operacionalizar e aprofundar a abordagem metodológica proposta no livro “Guia Técnico de Restauração Ecológica com Sistemas Agroflorestais: como conciliar conservação com produção – opções para Cerrado e Caatinga”.

PlantSAFs serve de ferramente facilitadora no processo de tomar a melhor decisão com relação ao planejamento e manejo dos SAFs, visto que é fundamental analisar o contexto regional e local, envolvendo os agricultores neste processo até a tomada de decisão. 

O objetivo final é poder avaliar e desenhar SAFs para restauração nos diferentes contextos, a partir de um olhar integrado da propriedade. Além disso, a ferramenta permite ir para além das porteiras, em uma visão em escala de paisagem, servido para tomada de decisão de ações conjuntas de forma mais abrangente, subsidiando agentes públicos e comunitários para o desenvolvimento agroflorestal de uma comunidade ou uma região. 

O processo e os passos necessários para aplicação desta metodologia podem ser vistos neste guia (clique aqui para download).


APP para Android

AnaliSAFs realiza análise integrada de aspectos sócio-ambientais e financeiros.

Por meio de uma parceria entre ICRAF, TNC, Embrapa e IUCN, foi realizada a integração desta metodologia à ferramenta AmazonSAF da Embrapa que possui enfoque em análise financeira. Tal iniciativa converteu-se no aplicativo digital (APP Android) AnaliSAFs, este facilita o levantamento de dados em campo, os quais poderão ser armazenados, processados e analisados numa plataforma online que facilitará a comunicação, comparação e o acompanhamento dos dados de iniciativas agroflorestais.





Mais informações:


Contato:

Helen Ramos (h.ramos@cgiar.org), Pesquisadora Júnior ICRAF


Notícias relacionadas:


Visite nosso website global:

567 visualizações0 comentário
bottom of page