top of page
  • Foto do escritorICRAF Brasil

OFICINA DE IMPLANTAÇÃO DE SAF: SÍTIO NOVA ESPERANÇA, MG

Como última atividade de 2018 do Projeto Renovando Paisagens foi realizada a implantação de uma das cinco UD para a disseminação de SAF nessa região.

Foto dos arquivos ICRAF Brasil - Projeto Renovando Paisagens

O local escolhido para a realização da oficina prática de Sistemas Agroflorestais (SAFs) foi o Sítio Nova Esperança (MG) do Sr. Waldir Pollack que constituirá uma das 5 Unidades Demonstrativas (UD) a serem implantadas visando a disseminação dos SAF na região.


O Sr. Pollack demonstrou, ao longo de toda a oficina, muito entusiasmo e expectativa com os resultados do projeto. Conforme identificado no PlantSAFs, os objetivos do Seu Pollack com a sua área estão fortemente relacionados ao desejo de conservar a natureza e o de fortalecer a vocação do seu Sítio como espaço formativo e de disseminação de tecnologias e práticas sustentáveis no uso da terra. Seu Pollack participa da Escola Família Agrícola Paulo Freire e costumava receber, ao longo de todo o ano, estudantes da EFA para realização do estágio obrigatório, atividade que seu Pollack deseja reiniciar em 2019. O trabalho desses estudantes é, em princípio, a única mão de obra disponível para a manutenção e manejo da UD a ser implantada na área. Participaram da atividade cerca de 35 pessoas, dentre proprietários onde serão implantadas UDs, técnicos na RENOVA, funcionários da empresa Agrofloresta e técnicos do Projeto Renovando Paisagens (WRI, ICRAF e Fazenda Ecológica).


Durante a programação da atividades, foram feitas demonstrações de como realizar o plantio das mudas no morrinho com destaque para a cobertura do solo e plantio de sementes de espécies companheiras (adubo verde e grãos) junto com a muda como principais diferenças com relação ao plantio convencional de mudas em um pomar.


Após a demonstração do plantio das mudas de fruteiras, foi feita uma conversa sobre o manejo do bananal e da importância do manejo ser realizado se o que se deseja é uma boa produção. Os bananais do Seu Pollack encontram-se abandonados e com baixíssima produção. Antes dos grupos partirem para a prática, foi apresentado o que seria feito para a implantação dos canteiros, de acordo com o que havia sido planejado na oficina de desenho.




Demonstração do plantio de frutíferas.


Resultados da Oficina

  1. Plantio de mudas no morrete;

  2. Manejo dos bananais;

  3. Canteiros de frutíferas:


No dia 20 e 21/12/2018 a equipe voltou à área e fizeram mais dois canteiros de aproximadamente 15 metros.


Considerações finais


A experiência dos participantes de "colocarem a mão na massa" foi importante, pois muitos deles disseram que jamais haviam realizado uma atividade prática de plantio em mutirão como fizemos na oficina. Alguns até já possuem experiência em plantar, mas estão atualmente trabalhando em escritórios ou em atividades técnicas que não envolvem o trabalho direto na terra. Notou-se que a atividade foi satisfatória a todos e houve manifestações de que estarem aprendendo coisas novas.


Vale considerar que o sítio do Seu Pollack já é bastante agroflorestal sendo necessário apenas o enriquecimento e a incorporação de algumas práticas de forma mais efetiva e rotineira como a cobertura do solo, o plantio um pouco mais consorciado e a poda visando dinamizar o sistema. O local já possui uma grande cobertura florestal com apenas poucas clareiras a serem recuperadas de forma produtiva.


Além disso, existem muito capim e outras fontes de biomassa disponíveis. Portanto, trata-se de um local privilegiado para se tornar uma vitrine e, como deseja o Sr. Pollack, uma escola de produção sustentável.


 

Texto baseado no relatório interno da oficina elaborado pelos consultores do ICRAF Brasil Helena Maria Maltez, Martin Meier e o Assessor Técnico Henrique Marques.


FOTOGRAFIAS: Helena Maltez, VITOR, CLÁUDIO, EDUARDO E FLÁVIO.

Mais informações:


Contato:

Henrique Marques, Assessor Técnico ICRAF Brasil (h.marques@cgiar.org)


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page