top of page
  • Foto do escritorICRAF Brasil

ICRAF Brasil debate sobre SAF na restauração de APP - SOBRE 2018



SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL – AVANÇOS E DESAFIOS foi o tema central da mesa redonda na qual o Coordenador Nacional do ICRAF no Brasil, Andrew Miccolis, ministrou acerca de Políticas públicas para o desenvolvimento agroflorestal no Brasil (ver apresentação aqui), no dia 23 de novembro de 2018 em Belo Horizonte, Minas Gerais.



" Políticas de SAF para Restauração: não apenas obrigação mas também incentivos – Manejo assistido da regeneração, enriquecimento."




Todas as apresentação podem ser encontradas: aqui.


Veja aqui os vídeos produzidos durante o evento no canal do Youtube da SOBRE.


A participação do ICRAF na Conferência reflete as ações conjuntas que vêm sendo tomadas por parte do Grupo de Tratbalho (GT) formado por técnicos além do ICRAF, do IEF, SEMA, FETAEMG, SEDA, WRI e parceiros que continuaram em diálogos constantes para dar continuidade no processo iniciado no II Seminário “Sistemas Agroflorestais como Instrumento para Recuperação Ambiental: Construindo a Normativa Mineira” com a estratégia de influenciar o processo de governança, contribuiu fortemente com insumos técnicos para o desenvolvimento da Norma que regulamenta atividades de SAFs para restauração em áreas de APP.


O objetivo dessas articulações é canalizar os esforços para efetivar os SAF como instrumentos para recuperação ambiental e influenciar a regulamentação do uso e manejo de SAF em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL). Este processo participativo considera as demandas dos agricultores que já desenvolvem SAF, conciliadas com as exigências legais para se chegar a um marco regulatório que realmente garanta a restauração ecológica e a geração de renda nas propriedades rurais. Existem diversas políticas públicas relacionadas a SAF, mas que precisam estar sincronizadas com as políticas de restauração florestal locais. A expertise da agricultura familiar na implantação dos SAFs, seu manejo e os processos envolvidos também estão sendo considerados no processo e no debate. Esta abordagem transversal é fundamental, pois para alcançar impacto, programas e políticas para o desenvolvimento agroflorestal devem tirar proveito do acúmulo já existente de experiências exitosas locais, para posicioná-las em outro nível, através de uma disseminação efetiva, mantendo o princípio de flexibilização e adaptação diante das especificidades locais, incluindo das especificidades da bacia do Gualaxo do Norte de toda a bacia do Rio Doce. A minuta da normativa ainda está em construção pelo grupo e em breve está disponível para consulta e considerações.



O envolvimento do ICRAF neste contexto tem sido viabilizado através da consultoria técnica prestada ao Projeto Renovando Paisagens que está sendo implementado com parceira com a Fundação RENOVA e WRI Brasil.



Agradecimentos


Na ocasião fez-se agradecimento ao trabalho em conjunto com parceiros como IUCN-Embrapa-ISPN/PPP/ECOS para a construção do LIVRO GUIA RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA COM SISTEMAS AGROFLORESTAIS: COMO CONCILIAR CONSERVAÇÃO COM PRODUÇÃO: OPÇÕES CERRADO E CAATINGA.



 

Mais informações:


Andrew Miccolis, Coordenadora Nacional ICRAF Brasil (a.miccolis@cgiar.org)

Hernique Marques, Assessor Técnico ICRAF Brasil (h.marques@cgiar.org)

10 visualizações0 comentário
bottom of page