01/08/2018, Tomé Açu, Pará, Brasil
Embrapa esteve com estande na 34ª Expofeira Agropecuária de Tomé-Açu (PA)-AAVA, evento este dedicado a exposição e comercialização de produtos agropecuários, ocorre anualmente na primeira semana de agosto.
Representantes da Aliança SAF DENDÊ estiveram presentes no espaço organizado por pesquisadores da EMBRAPA na AAVA, em rodada de conversa sobre o cultivo do dendê e o sistema biodiverso que contou com a participação de empresas como: Biopalma, Agropalma, Vila Nova agroindustrial, Culte invista no campo, além de agricultores locais.
O assunto em foco na ocasião foram as ações de diversificação do dendê na região e em destaque o andamento no Projeto SAF DENDÊ; sobre a importância dos dados gerados nos experimentos. Notou-se o grande interesse das empresas em diversificar, que ressaltaram a diversificação do dendê como uma necessidade, que originou-se naturalmente do compartilhamento de experiências positivas no plantio do dendê consorciado ao cacau entre agricultores. "A diversificação do cultivo já é indispensável e vem quebrando paradigmas no contexto da região", ressaltaram.
Os participantes expressaram que foi um espaço interessante para troca de experiências e anseios, bem como para identificação das possíveis sinergias para difundir o dendê em agroflorestas na região. Dr. Osvaldo Kato, Pesquisador da Embrapa e Ponto Focal do Projeto SAF Dendê, acrescentou que este tipo de atividade sempre traz aprendizado, atualização de conhecimento a respeito da cultura do dendê nos diferentes setores da cadeia.
"Este tipo de atividade sempre traz aprendizado, atualização de conhecimento a respeito da cultura do dendê nos diferentes setores da cadeia. "
Você vai postar muito conteúdo atraente. Por isso é importante manter seu blog organizado em categorias que permitem que os visitantes explorem mais os assuntos de seu interesse.
Sobre o Projeto SAF Dendê
O Projeto SAF Dendê: DIVERSIFICAÇÃO DO DENDÊ: CONCILIANDO MEIOS DE VIDA COM CONSERVAÇÃO NA PRODUÇÃO DE PALMA é fruto de uma aliança entre ICRAF, Natura, Embrapa e CAMTA e conta com recursos da USAID/Global Development Alliance. O projeto busca aumentar os benefícios socioambientais da cadeia de valor de dendê, de forma a fortalecer os meios de vida e reduzir o desmatamento e as pressões da degradação utilizando os sistemas agroflorestais. Para tal, realizam atividades interconectadas de pesquisa, extensão e capacitação voltadas para o desenvolvimento participativo de opções tecnológicas de dendê diversificado adaptadas a diferentes contextos na região de Tomé Açu, nordeste Paraense.
Comments